22 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/10/23 às 15h06 - Atualizado em 12/03/24 às 16h50

Setor de Indústria e Abastecimento discute Plano Diretor

COMPARTILHAR

A oficina participativa acontece na quarta-feira (18) e será aberta para todos

O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) receberá, na quarta-feira (18), a 38ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), terá início às 19 horas, na sede administrativa do Serviço Social do Comércio (Sesc), no SIA Trecho 2.

SIA será o foco da oficina participativa do PDOT

A participação da população na elaboração dessa lei é de fundamental importância, como explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

“É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, detalha Pacheco.

O objetivo da oficina é recolher sugestões da população para melhorar a qualidade de vida na região. As propostas serão analisadas e inseridas no novo texto do PDOT, lei que orienta o desenvolvimento do Distrito Federal e precisa ser revisada a cada 10 anos.

O presidente da Feira dos Importados, Damião Leite, conta que esse evento é muito importante para que os empresários e comerciantes sejam ouvidos e possam participar das decisões que envolvem a região, ajudando no seu desenvolvimento.

“Existem várias questões importantes que precisam ser abordadas, como a rede pluvial da feira, que já está obsoleta. Também é fundamental considerar a situação dos ambulantes. Além disso, é crucial pensar nas pessoas que trabalham aqui, como as mães com filhos pequenos, já que a oferta de creches públicas na região é limitada”, pontuou Leite. “Devemos proporcionar mais opções de transporte público para os trabalhadores que dependem de ônibus para retornar para casa. Adicionalmente, seria de grande importância ter uma delegacia no SIA para atender às ocorrências nesta região”, ressaltou.

Se você também quer participar de forma ativa nas melhorias de sua região, a oficina é uma ótima oportunidade. Vale lembrar que todas são transmitidas no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região, de diferentes faixas etárias e gêneros, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Para isso, basta comparecer nas datas e horários marcados.

Ao longo deste ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. 

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

Serviço

→ SIA

Data: 18/10 (quarta-feira)

Horário: às 19h

Local: sede administrativa do Sesc, no SIA Trecho 2

Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh

 

Próximas oficinas

→ 21/10, às 9h, para a Região Administrativa de Planaltina

→ 24/10, às 19h, para o segmento de Regularização Fundiária Urbana

→ 26/10, às 19h, para segmento Áreas de Regularização de Interesse Social (ARIS)

→ 31/10, às 19h, para a Região Administrativa Candangolândia

Fonte: Seduh- Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Carmem de Lavor

 

 

Mapa do site Dúvidas frequentes